quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tribo da Semana - Kaingangs


Os Kaingangs são também conhecidos como Coroados. Estão distribuidos em 26 pequenas áreas indígenas que abrangem o interior dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente os Kaingangs somam 7.000 índios em todo o Brasil.
Em São Paulo até o início do século XX os Kaingangs resistiam ao trabalho da estrada de ferro São Paulo-Corumbá. Atualmente existem 100 sobreviventes nos postos Icatu (Penápolis) e Vanuíre (Tupã).
No Paraná, nos postos Barão de Antonina (Arapongas), Queimadas (Reserva), Ivaí (Pitanga), Fioravante Esperança (Palmas), Rio das Cobras e Boa Vista ( Iguaçu), Apucarana (Londrina), Mangueirinha (Mangueirinha), José Maria de Paula (Guarapuava); Em Santa Catarina, no posto Xapecó (Chapecó), há uma subdivisão chamada Xokléng.
No Rio Grande do Sul, são 4.100 índios distribuídos nos postos Cacique Doble, Ligeiro, Nonoai e Guarita, Serrinha, Vontouro, Monte Caseiros, Inhacorá, e Borboleta, esta última área ainda não reconhecida, todos nos municípios do extremo noroeste do Estado.
Fonte: Site Área Indígena
Kaingangs conseguem disponibilização de terreno em Balneário Camboriu
Os representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos índios Kaingangs de Irai/RS fecharam um acordo na manhã desta sexta-feira (dezembro/2006) com o gerente do parque da Santur de Balneário Camboriú, Wilson Achutti, sendo disponibilizado um terreno onde serão abrigadas as cerca de 20 famílias de índios Kaingangs que estão na cidade para comercializar seus artesanatos e até a última quinta-feira não tinham local adequado para permanecer nesta temporada.
Fonte: Jornal Tribuna Catarinense

Nenhum comentário: