sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Ong faz trabalho com indígenas do MS


Semestralmente, o G.A.T.I (Grupo de Apoio às Tribos Indígenas), realiza viagens de apoio às aldeias indígenas através de um grupo de voluntários oriundos de São Paulo. O G.A.T.I nasceu em 2003, da iniciativa do empresário Pedro Mariano Gomes, sensibilizado com a situação das populações indígenas da região sul do Mato Grosso do Sul. Segundo o Governo Federal, em Amambai (MS) 19% das crianças pertencentes a etnia Kaiuá estão desnutridas e outras 18% em risco nutricional. A mortalidade infantil chegou a 96,47 por mil nascidos vivos.

As viagens consistem em levar alimentos, roupas, brinquedos e tratamentos pontuais na área de enfermagem: combate a piolhos, corte de cabelo e nutrição infantil. A ONG conta com o apoio de vários profissionais voluntários e mobilizações constantes na arrecadação de donativos. A última viagem realizou-se entre os dias 10 e 13 de outubro. O grupo de voluntários esteve na tribo Amambai localizada no municipio de Amambai - Mato Grosso do Sul, onde há uma população aproximada de 8 mil índios que atualmente sofre com a desnutrição, o alcoolismo e o alto nivel de suicídios.


Entre os novos projetos da organização está a criação de uma base na região. O objetivo é que, logisticamente, essa base se responsabilize pelas doações vindas de São Paulo. Outro desafio futuro é a a viabilização de uma cultura de subsistência incentivando a agricultura. A última visita realizada pelo G.A.T.I contou com a presença do prefeito de Amambai Sérgio Barbosa, que se mostrou disposto a apoiar o trabalho. Para obter mais informações sobre o trabalho do G.A.T.I acesse a página http://www.gati.org.br/.

Um comentário:

Unknown disse...

olá, sou professor de língua portuguesa e inglesa e gostaria de disponibilizar meu trabalho voluntário. Meu grande sonho e vivenciar a cultura indígena e contribuir para a educação dos mesmos, sendo assim peço encarecidamente que vocês me ajudem a realizar este sonho. Meu contato é icarocaio29@gmail.com