segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Índios Xucurus do Alagoas reivindicam terras


Os índios Xucurus-Palmeira descentes da etnia Xucuru-Kariri vivem em Palmeira dos Índios no estado do Alagoas. As terras da região já pertenceu aos índios Xucurus mas atualmente eles não possuem o local. Essa tribo mantêm costumes e tradições. Ela é formada por mais de 300 membros. Além de preservar os aspectos culturais eles tentam com muita dificuldade manter sua identidade.
A grande dificuldade dos índios Xucurus está na demarcação das terras. Esse processo está sendo tratado com descaso pelo governo alagoano devido à inúmeras interferências políticas. Atualmente a região de Palmeira dos Índios é uma das mais complicadas situações de demarcação de terra no Brasil. Já houve cinco grupos de trabalho da Funai que não seguiram com os estudos que vêm desde a década de 1980.


Fonte: Globo.com

Foto: Fernando Vinícius

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Luiz, meu nome é Patrizia e estou tentando ajudar um amigo que é funcionário do nosso condomínio aquí em São Paulo. Ele quer encontrar a sua mãe, uma india Xucurú que o deixou para adoção quando pequeno. Se puder me dar alguma dica ou mefornecer o endereço eletrônico de alguma entidade relacionada à esta tribo ficaria muito grata. Atenciosamente, Patrizia Ugenti

Millyzinha Silva,@ disse...

Patrizia eu até posso te ajudar pq meu avô mora perto de indios Xucurus é só vç se puder me passar o nome da mãe de seu amigo gostariia de te ajudar!Bjjs:Millyzinha!!! Se vç não quizer tudo bem maiis se percisar to aquii para ajudar bjjs!