terça-feira, 25 de setembro de 2007

Agenda Social dos Povos Indígenas é lançada por Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou no último dia 21 de setembro na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), a Agenda Social dos Povos Índigenas. Ela determina ações que buscam garantir os direitos de proteção de terras indígenas e promoção social. Márcio Meira presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) anunciou o investimento de R$305,7 milhões entre 2008 e 2010.
A agenda tem três projetos a serem praticados: Proteção das terras de posse dos índios; promoção dos povos indígenas e a qualidade de vida desses povos. A agenda também preve a demarcação de 127 terras indígenas e a indenização de 9 mil famílias de trabalhadores rurais ocupantes dessas terras. O projeto inicia-se nas áreas do Alto Rio Negro, Vale do Javari e Raposa Serra. Este projeto visa documentar e fortalecer a prática de 20 línguas indígenas ameaçadas de extinção implantando 150 pontos de cultura e fomentar projetos econômicos de geração de renda e auto-sustentação.
Fonte FUNAI
Foto: G1

Um comentário:

cavour disse...

SO nao entendo como estando os Indios aqui primeiro nesta TErra chamada Brasil
e Sendo os Donos Praticamente . Necessitam de Processos Alvaras e demais formas juridicas para estarem em seu proprio Territorio penso que teria de ser o contrario.
Para poder afastar definitivamente os grilheiros ,e demais grupos interessados somente em bens Materias...